Muitos profissionais preferem utilizar atalhos ao invés de procurar o ícone na caixa de ferramentas ou no caminho do menu. Quando decoramos alguns comandos básicos torna-se mais fácil o desenvolvimento do desenho e também poupamos um pouco mais o uso de nossa visão.
Apesar de poder alterá-los (nível avançado), aconselha-se manter o padrão do autocad já configurado desde a sua instalação.
Para facilitar o acesso a esses atalhos muitos recorrem a listas trazendo alguns comandos mais utilizados no AutoCAD. Lembrando que pode haver variação de acordo com a versão do programa.
Lista de atalhos dos comandos mais usados no autocad
A , (arc) – arco: cria um arco a princípio a partir de três pontos podendo ser modificado essas configurações no seguinte caminho: menu > draw > arc.
Aa (area) – área: informa a área e o perímetro de um determinado objeto. Também é possível encontrar a área informando os pontos do desenho.
AL (align) – alinha um determinado objeto ao outro com possibilidades de igualar as medidas dos mesmos.
Ar (array) – cria diversas cópias do objeto pré-selecionado na quantidade e direção pré-determinados.
Audit – auditar: corrige erros do arquivo.
B (block) – blocar: cria um bloco de diversos objetos selecionados.
Be (block Edit) – edita o bloco.
Bo (boundary) – busca um limite. Cria uma região a partir do espaço onde o ponto foi clicado.
Br (break) – romper: corta uma linha com base em dois pontos.
C (circle) – círculo: cria um circulo a partir do centro e a medida do raio.
Co ou cp (copy) – copiar: copia objetos.
Cha (chanfer) – chanfrar: cria um chanfro entre duas linhas.
Ch : abre janela de propriedades.
D (Dimension Style Manager): abre janela para configurar cotas.
Dal (Dimension Align) – cota alinhada: insere medida de paredes em ângulo acompanhando a angulação da mesma.
Dan (Dim Angular) - cota de ângulos: insere medida do ângulo entre duas parede retas.
Darc (Dimension Arc Lenght) - insere a medida do comprimento do arco.
Dco (dimension continue) – cota contínua: após criar a primeira cota este comando criará as demais com base no alinhamento da primeira dando continuidade nas medidas.
Ddi (Dimension Diameter) - cota do diâmetro: insere medida do diâmetro de uma circunferência.
Di (dist, distance) – distância: informa a distância de um ponto a outro.
Dli (dimension linear) – cota linear: insere medida de paredes que estão apenas na vertical ou na horizontal.
Div (divide) – divide: divide uma linha ou um objeto (ex.: polyline) com a quantidade de pontos escolhidos.
Dt (dtext) – texto (simples):
E (erase) – apagar:
Ex (extend) – estender: estende objetos (line, polyline, cotas) até o limite pré-determinado ou até o próximo objeto.
Ed (ddedit) – editar textos: edita textos simples (dtext), textos (Text) e cotas.
Er (External References) – Referências externas: puxa para o desenho atual (como um bloco) a referência de um desenho de outro arquivo.
F (fillet) – filete: cria um canto arredondado com o ângulo específico.
H (hatch) – hachuras: insere cores sólidas no desenho como também diversos tipos de hachuras.
He (hatch Edit) – editar hachuras.
I (insert) – inserir: insere blocos criados fora do desenho e também imagens.
J (join) – unir linhas criando um único objeto (polyline).
L (line) – linha simples.
La (layers - layer properties manager) - abre janela para configurar layers (camadas).
Le (qleader) – anotações sobre linhas: cria anotações com linhas de chamada para o ponto específico.
M (move) – mover: move objetos no desenho.
Ma ( Match Properties): copia as propriedades de um objeto e transfere-as a outro(pincel).
Mi (mirror) – espelho: espelha objetos mantendo a cópia ou simplesmente invertendo a posição.
Mo - abre janela de propriedades.
MT (mtext): texto com barra de ferramentas para editá-lo.
Mv (view port): cria diversas vistas do desenho do model no layout. Auxilia na preparação de pranchas do projeto.
O (offset) – copia objetos: linhas, polylinhas, regiões, retângulos, etc., com distância precisa e estabelecida anteriormente.
Op (options) – opções (configurações gerais).
P (pan) – palma de mão: move a tela do desenho.
Pe (pedit) – modifica as propriedades da line e da polyline.
PL (Polyline) – diversas linhas unidas que formando um único objeto.
Ps (paper space) – comando para sair de dentro de uma view port quando terminar de editá-la.
Pu (purge) – limpa o arquivo de informações de objetos excluídos como blocos, configurações de cotas, layers, etc.
Re (regen): regenera o modelo quando aproxima-se com o zoom de um circulo, pois o mesmo tem sua aparência alterada. Entre outras funções.
Rec (rectangle) – retângulo: cria um retângulo clicando em dois pontos ou digitando @ x, y. (x y = largura e comprimento).
Refedit (Reference Edit) – edita referências e blocos.
Refclose ( references close) finaliza a edição de referências.
Reg (region) – cria uma região a partir de um espaço fechado com as linhas que o contornam.
RO (rotate) – rotaciona os objetos.
S (stretch) – alonga, estica: aumenta ou diminui um ambiente por inteiro selecionando um conjunto de objetos.
SC (scale) – escala: aumenta ou diminui o objeto de acordo com a escala determinada.
Spl (spline) – cria curvas suaves com base em diversos pontos.
T (text) – texto com barra de ferramentas para editá-lo.
Tr (trim) – apara: corta sobras de linhas no desenho.
U (undo) – desfazer: desfaz a última ação.
X (explode) – expodir: desfaz blocos e objetos como cota.
XL (contruction line) – linha infinita:
Xr (External References) – Referências externas:
Z (zoom)
F1 - Ajuda
F2 – Linha de Comando: abre uma nova janela com a linha de comando.
F3 – osnap: Restringe o movimento do cursor a pontos específicos. Pontos estratégicos no desenho apresentados quando passamos com o cursor do mouse por cima, como o início, o meio e o final da linha.
F8 – ortho: trava o cursor do mouse, limitá-o a mover-se apenas na horizontal ou na vertical.
F12 – Dynamic Input: apresenta informações dinâmicas junto ao cursor do mouse enquanto executamos um comando.
Ctrl c – copiar.
Ctrl shift c – copiar com base em um ponto.
Ctrl n (new) – começar novo trabalho.
Ctrl o (open) – abrir arquivo existente.
Ctrl p (plotar) – imprimir: imprime totalmente ou parte do trabalho.
Ctrl s (save) – salvar.
Ctrl shift s (save as) – salva como: salva o projeto com nome específico.
Ctrl x – recortar: recorta o objeto do lugar de origem.
Ctrl y – refazer (inverso de Ctrl z): refaz o grupo das últimas ações desfeitas.
Ctrl z – desfazer: desfaz o grupo das últimas ações.